Cigarro Vs Maconha

(Fonte das imagens: interativafmjaru culturamix)
De: Gabriel Felipe - 14 anos


    Drogas... Lícitas ou ilícitas, estão presentes no nosso dia-a-dia. Às vezes estamos nos drogando sem perceber, apenas por respirar o ar próximo a um fumante, o que torna um fumante passivo. Veja os efeitos do cigarro e da maconha, que proibidos ou não, estão na vida de muitos.





Cigarro (droga lícita)

(Fonte da imagem: reformadesaude)
     Um dos produtos mais vendidos no mundo faz muitas pessoas felizes, tanto pelo prazer do vício quanto o prazer do lucro que os fabricantes ganham com ele: o cigarro.
     São cerca de 4.000 aditivos químicos que compõe um cigarro, são esses que entram pelas narinas do fumante e também das pessoas que estão a sua volta (fumantes passivos). Um dos exemplos de substâncias conhecidas são a acetona (removedor de esmalte), naftalina (bom para matar baratas!), formol (conservador de pessoas mortas), e entre milhares de outras substâncias.
     O principal motivo dos jovens se viciarem no cigarro, é o fato dos aditivos com sabores, e foi por esse motivo que a ANVISA proibiu a venda de tal.


A poder da nicotina

     A nicotina é fundamental para reduzir a vida de um humano. Ela libera adrenalina, assim como também pode relaxar o usuário, tudo dependendo da quantidade e frequência usada.
     Os efeitos viciosos da nicotina duram em torno de 60 minutos (uma hora),e com o tempo o cérebro pode ganhar uma tolerância, fazendo com que o fumante utilize uma maior quantidade de nicotina para assim poder atingir o mesmo nível de relaxamento do que antes.
     Apesar de tudo que a nicotina causa, pesquisas mostram que ela pode ser uma forma de ajudar pessoas com Mal de Alzheimer, melhorando o funcionamento dos neurônios. 


Os alvéolos pulmonares

(Fonte da imagem: bitchoverdi)
     Os alvéolos pulmonares são pequenas estruturas encontradas dentro dos sacos aéreos, no pulmão. Possuem capilares sanguíneos, permitindo que o ar penetre sob eles, assim o sangue manda o oxigênio para o corpo todo.
     Agora imagine um fumante: respirando aquela fumaça tóxica todos os dias. Seu organismo começa a ter uma menor oxigenação dos tecidos, o que causa cansaço mais rapidamente.




Maconha (droga ilícita)

     A maconha é uma planta que tem origem indiana e possui aproximadamente 400 substâncias químicas. O principal responsável pelos efeitos da maconha é o tetra-hidrocarbinol, que quando chega ao pulmão do usuário, é passado pelo sangue através dos alvéolos, (assim como o do cigarro) que logo chega ao cérebro e começa seus terríveis efeitos.


Chegando ao cérebro...

(Fonte da imagem: alunotelinha)
     Após chegar ao cérebro, o usuário pode se sentir leve, relaxado, além de causar confusões no tempo, a perda da coordenação e o aumento dos batimentos cardíacos. Os efeitos podem ser vários. Além dos sintomas mais comuns como: euforia, fome, alucinações etc., a maconha pode até inibir alguns neurônios sensoriais, o que afetará a cordenação e a sensibilidade.
     Não se sabe ao certo se a maconha causa ou não dependência, até porque estudos comprovam que várias pessoas que utilizam a droga diariamente, não viciam. Mas pra que arriscar?


A liberação da maconha

     Um dos fatores que contribuem para o fato é o capitalismo, não só ele, mas também a forma medicinal que a maconha possui. A maconha era muito usada pelos chineses, na forma de anestésico, antidepressivo, sedativo... Muitos apoiam a legalização da maconha, assim poderia ser usada na forma de medicamento e tratamento, porém para muitos, seus efeitos maléficos ainda prevalecem, assim causando uma enorme disputa entre o sim e o não.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. No final das contas os dois vão te matar. Acho que se querem liberar, que libere, mas quem for pego cometendo um crime sobre o efeito da maconha, deveria ser julgado de forma mais pesada.

    QUanto ao cigarro, as pessoas fumam e sabem que vão ter cancer...hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. matar , me fala 5 pessoas que vc ja ouviu falar de fumar maconha???

      Excluir
  2. cigarro não presta pra nada, e a maconha infelizmente é usada do jeito errado, por que é uma boa erva medicinal se for usada do jeito certo.

    ResponderExcluir
  3. Nenhum dos dois prestam nem cigarro nem maconha. E uma coisa tão triste quem fuma e sabem que e uma porcaria e podem matar e continuam fumando. E ainda querem legalizar para ter mais maconheiros nas ruas. Acho lamentavel.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu sou contra a legalização da maconha
    mas cada um é cada um

    ResponderExcluir
  5. Tudo mata. E engano de quem acha que a maconha é menos prejudicial que o cigarro....

    ResponderExcluir
  6. O cigarro só traz malefícios à saúde. E ainda fede. Não sei como alguém pode gostar dele.

    ResponderExcluir
  7. quais são os maleficios da maconha???
    vc não falou, só apresentou os efeitos dela...
    "logo chega ao cérebro e começa seus terríveis efeitos."
    como assim????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Além dos sintomas mais comuns como: euforia, fome, alucinações etc., a maconha pode até inibir alguns neurônios sensoriais, o que afetará a cordenação e a sensibilidade.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...