(Fonte da imagem: matematicouem) |
Letras e números misturados... Parece bem confuso, não? Pois
bem, as equações são igualdades que podem nos ajudar bastante em situações
problemas, onde não se tem alguma informação e é preciso descobri-la. Ao invés
de enormes contas, muitas vezes basta uma simples equação.
Muito antigamente, problemas matemáticos eram difíceis de
resolver, isso até que foi inventado as equações. Quando temos um valor que não
sabemos, podemos chamá-lo de incógnita e representá-lo por letras como “x”, “y”
ou qualquer outra.
As equações podem facilitar muito um problema, e usando
outros valores, é possível formar igualdades e descobrir de um modo fácil a
incógnita.
Uma simples situação problema: João tinha um certo valor de bolinhas de gude (x), ganhou mais 2 de seus primo e ficou com nove. Quantas bolinhas ele tinha antes de ganhar as 2 de seu primo?
Para isso vamos entender como armar a expressão:
Se x + 2 = 9, quanto vale x?
Nesse caso, de cabeça sabemos que x=7, porém seria possível
calcular pelo meio da equação. Sempre que temos uma incógnita, é mais fácil
para resolver deixando-a do lado esquerdo
do sinal de igual, no caso acima, ela já esta. Outro fato é que os números
devem estar sempre do lado direito. Apesar
dessas duas regras, quando for passar um número ou incógnita para o outro lado
do sinal de igual, e preciso inverter o sinal de tal: se for negativo vai
inverter e ficar positivo, e se for positivo vai inverter e ficar negativo. A
equação vai ficar assim:
x = 9 – 2
Agora basta resolver o lado direito, o dos números.
x = 7
Pronto! O valor da incógnita é 7, tanto que se substituímos
o x pelo 7, será uma igualdade..
Vamos ver outro exemplo:
2 + 3 = 3x – 4
-3x = -2 – 3 – 4 (Aqui
colocamos os números e incógnita em seus devidos lugares, invertendo o sinal)
-3x = -9
Agora, se -3x é -9, então basta trocarmos os sinais de ambos
os números e para saber o valor de 1x, basta dividir:
9/3 que é igual a 3
Equações com
fração
E quando há frações? Vejamos:
1x + 2 = 3 – 2x
4 5
4 5
Basta tirarmos o MMC (mínimo múltiplo comum), de cada número
da equação, e os números sem fração terão denominadores 1 (pois não muda o
valor).
MMC: 4;5 | 2
2;5 | 2
1;5 | 5
1;1 | 2*2*5=20
Para que seja possível tornar uma fração um número não
fracionário, temos colocar o mmc de todos eles no denominadores. Será
necessário alterar o numerador também:
?x + ?20 = ? -?x
20 20
20 20
Agora para descobrir qual será o novo numerador, teremos que
dividir o atual denominador pelo antigo e multiplicar o resultado pelo antigo
numerador. Veja para entender melhor:
Antiga equação: 1x/1 + 2/4 = 3/1 – 2x/5
Nova: ?x/20 + ?20 = ?/20 - ?x/20
Primeiro dividimos o 20 pelo 1, e multiplicamos pelo 1x,
logo temos o resultado do numerador: 20x. Repedindo a fórmula nas outras
frações da equação, 20/4 *2 = 10, 20/1*3 = 60 e 20/5*2x = 8x. Então ficará:
20x + 10 = 60 – 8x
20 20 20 20
20 20 20 20
Estas frações são equivalentes as anteriores, porém, como
todos os denominadores estão iguais agora, é possível exilá-los.
20x + 10 = 60 – 8x
20x + 8x = 60 – 10
28x = 50
x = 50
28
28
O resultado dessa equação não resultará em um número inteiro
(exato, ex: 1, 2, 5), será aproximadamente 1,78.
Equação com
incógnitas ao quadrado
Veja a equação a seguir:
x² + 2 = 3 + 8
Quando se tiver uma incógnita ao quadrado, basta resolver a
equação normal, e quando chegar ao final, é só dividir pelo numero de x, e
depois extrair a raiz quadrada do resultado.
x² = 3 + 8 – 2
x² = 9
x² = √9 √9 = 3
x = 3
As equações são muito úteis no nosso dia-a-dia e podem
ajudar bastante tanto em exercícios matemáticos, quanto no nosso cotidiano.
MUITO BOM!
ResponderExcluiravião
ResponderExcluircorria disso na escola
encontro aqui hahahah
interessante
ResponderExcluirMuito interessante esse blog. Dinâmico e interativo. Gostei. Bem organizado. Parabéns a quem teve a ideia de criá-lo.
ResponderExcluirBoa dica! mas ainda bem que já passei por essa fase de colégio.
ResponderExcluirAbraço,
www.todososouvidos.blogspot.com