FMI e BIRD


(Fonte da imagem: elucubrativo)
De: Gabriel Felipe - 14 anos


     Criados no final da segunda guerra mundial, para apoiar financeiramente países que sofreram com os desastrosos conflitos. Hoje, com suas cedes nos EUA, o maior cotista do mundo, continua a apoiar países e grandes empresas, porem com pequenas restrições que causam frustração aos países.




FMI

(Fonte da imagem: foradecena)
     Criado em 1945, tem como objetivo formar uma estabilidade comercial entre países e também reduzir a pobreza e gerar empregos. Os países mais desenvolvidos são os maiores cotistas, ou seja, os que mais ajudam o FMI em termos financeiros.
     Quando um país membro esta com problemas financeiros, recorre ao FMI, que apesar de ceder o empréstimo, impõe certas regras que dificultam o país apoiado de se desenvolver. Por exemplo: se o Brasil pega emprestado 2 bilhões de dólares, por exemplo, com intenções estruturais, o cotista do FMI tem a total liberdade de designar parte desse dinheiro para a agricultura por exemplo. É claramente perceptível que os únicos avantajados são os países desenvolvidos, pois para eles a matéria prima é essencial, assim usariam a de tais países com o próprio dinheiro. Isso é um ciclo vicioso, em que só melhora as condições do desenvolvido e mata as do subdesenvolvido. Por isso na tirinha ao lado observamos que o FMI ajuda o país a não se enforcar, mas não tira-o da forca.




BIRD

     O BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) ou Banco Mundial foi criado em 1944 para poder reerguer os países que sofreram com a segunda guerra e logo evoluiu para financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres. Atualmente possui mais de 150 países membros.
(Fonte da imagem: ufrgsmun)
     Os governos não são os únicos que podem pedir empréstimos, grandes empresas também têm esse direito desde que seja claro a implantação de um projeto e o país da empresa deve garantir o pagamento dos recursos. Diferente do FMI, a BIRD tem como principal foco a infra-estrutura de um país.



Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...