Guerra Fria


De: Maíra Costa - 13 anos


     Ao fim da 2ª guerra mundial, em 1945, o mundo se torna bipolar, ou seja, com dois centros de poder que tentam manter uma organização política e econômica. Os Estados Unidos da América defendiam o capitalismo, e a União Soviética defendia o socialismo. As duas potências entram em guerra, devido a oposição entre uma e outra.


Capitalismo


     O capitalismo se desenvolveu durante a Revolução Industrial, com o surgimento de novas tecnologias, nos Estados Unidos da América e depois se espalhou pelo mundo. Foi dividido em três fases:

 • Capitalismo comercial: iniciou-se com as navegações;

  • Capitalismo industrial: surgimento de fábricas e novas tecnologias;

  • Capitalismo financeiro: crescimento de sistemas financeiros como bancos, bolsas de valores, etc.


Características:

• Economia de mercado, em que prevalece a lei da oferta e da procura, ou seja, o preço muda conforme  maior ou menor procura do produto;
• Como todos estão em busca do lucro, a produção e a competição entre as empresas são livres, sem intervenção do governo;
• Os burgueses são proprietários dos meios de produção (as fábricas, empresas, terras, etc.), pois possuem capital suficiente;
• Há divisão de classes sociais: os países são divididos em proletariado (trabalhadores) e burguesia, o que pode causar desigualdade.


Socialismo

     O socialismo começou a se desenvolver no século XIX na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, como forma de contradição ao capitalismo. Também foi implantado em alguns países europeus, na China, em Cuba, em países africanos e no sudeste asiático. Determina leis que tentam manter o bem estar da sociedade, o que é perceptível pelo nome.      
     No sistema socialista o Estado toma decisões econômicas e políticas, e a economia é controlada pelo Estado, que determina o quê, onde, quanto e quando produzir. Não há divisão de classes sociais, pois todos trabalham pelo bem estar da sociedade e o Estado que determina suas necessidades. Os estabelecimentos comerciais, indústrias, propriedades agrícolas e outros meios de produção pertencem à sociedade e são controlados pelo Estado.


Os conflitos


(Fonte da imagem: antenadonageografia)

     Logo após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, estas potências de poder tentaram reorganizar o cenário político internacional. Mas começam a entrar em conflito quando disputam o território germânico e o Muro de Berlim é construído, com o intuito de dividir a sociedade capitalista e socialista.

   Sem confronto direto, devido ao fato de os blocos possuírem armamento nuclear, os sistemas se enfrentam fazendo uma competição de armamentos.

     Filmes, cartazes, propagandas, textos e outras formas de manifestações tentam influenciar a sociedade de que um bloco era melhor que o outro e foi uma forma de mostrar a visão de cada bloco.

    Para reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lançou o Plano Marshal que consistia em enviar dinheiro a nações da Europa Ocidental e do Continente Americano, países que sofriam consequências da 2ª Guerra Mundial. A União Soviética criou em 1949 o Comecon, que impedia que seus aliados socialistas aceitassem o proposto pelo inimigo.

   A Alemanha aceitou o Plano Marshal, então a União Soviética bloqueou rotas que permitiam o acesso a Berlim. Então a Alemanha, com apoio dos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim através de vias aéreas. Com a insatisfação da União soviética, a Alemanha é dividida em Ocidental e Oriental.
     No mesmo ano, os EUA criam a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que mantinha alianças militares em casos de ataque. Tinham como aliados: Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. A URSS cria o Pacto de Varsóvia, que tinha o mesmo objetivo, seus aliados eram: Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.
(Fonte da imagem: obviousmag)
    A Guerra Fria teve envolvimento indireto com alguns acontecimentos que mostraram a ação capitalista e socialista. Os acontecimentos foram: Guerra da Coreia, a Revolução Chinesa, a Guerra do Vietnã e a Revolução Cubana.
   Com esses conflitos indiretos acontecia uma disputa paralela de armamentos e de tecnologia, o que causou muitos gastos.
     Por volta de 1970,essa rivalidade se ameniza, pois haviam acordos que proibiam disputas indiretas de armamentos.
     Em seguida a URSS determina mudanças estruturais econômicas na nação socialista, o que acelera a crise socialista no final da década de 1980.
   Em 1989, ocorre a queda do Muro de Berlim e Alemanha Ocidental e Oriental se reunificaram.
      No início da década de 1990, o presidente da União Soviética Gorbachev contribui para o fim do socialismo na União Soviética e em todos os seus aliados fazendo reformas econômicas, acordos com os Estados Unidos e mudanças políticas.
     Assim, é declarado o fim da Guerra Fria,que ganhou essse nome pois não houve conflito direto entre capitalistas e socialistas. O capitalismo foi implantado na maior parte do mundo e os países ditos socialistas adotam medidas capitalistas,devido a sua vitória. Então o mundo se torna multipolar e surge a Nova Ordem Mundial.



Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...