População: Interferências e Consequências

De: Maíra Costa - 13 anos

     A população de um país interfere em vários aspectos e causa vários impactos socioeconômicos, culturais, etc. Suas características diferem entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Nesse artigo você vai aprender o que é desenvolvimento e subdesenvolvimento e as interferências da população em vários aspectos.

(Fonte da imagem: 30epoucosanos)


     Um país pode ser classificado como desenvolvido, emergente ou subdesenvolvido, considerando características como educação, saúde, previdência, emprego, moradia, taxas de natalidade e mortalidade, indústria, segurança, renda per capita, PIB (Produto Interno Bruto), etc.  
 

Desenvolvimento 

     Os países desenvolvidos têm como características a qualidade de vida da população, as baixas taxas de natalidade e mortalidade, são industrializados e considerados ricos e centrais. Entre eles podemos citar: os EUA, França e Japão.
     Há um índice responsável por medir o grau de desenvolvimento de um país, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que leva em conta expectativa de vida, PIB, renda per capita e a qualidade de ensino, considerando a taxa de analfabetismo e o índice de escolaridade. O IDH desses países são mais altos.



Subdesenvolvimento

     Os países considerados subdesenvolvidos são aqueles que têm deficiência em diversos setores já citados, e isso faz com que seu IDH seja entre baixo e médio, o que traz diversas dificuldades.
     Nesses países a qualidade de vida é menor, as taxas de natalidade e mortalidade são altas e são considerados pobres e periféricos. Podemos citar: China, Índia, Brasil, Paquistão, Bangladesh e Nigéria.
     Além disso, um problema leva a outro, como por exemplo, se há deficiência na educação, provavelmente a população será maior por falta de conhecimento dos métodos contraceptivos, e também haverá mais doentes por falta de conhecimento sobre prevenção de doenças.
     Há também os países emergentes, pois seu IDH é considerado médio, mas são países que tem um potencial para se tornar desenvolvido, mas ainda são considerados subdesenvolvidos. 



Interferências e consequências causadas pela população

     Quando um país é populoso a economia pode ter problemas, pois basicamente o dinheiro fica pouco para tantas pessoas e o país é considerado subdesenvolvido, se a população é menor a economia é suficiente e o país desenvolvido.
     Geralmente nos países subdesenvolvidos há muitas pessoas e culturas diversificadas devido à maneira que cada um tem de pensar e de se expressar. Geralmente nos países desenvolvidos há poucas culturas diferentes.
     A saúde também é prejudicada pela população, pois se há muitas pessoas é difícil atender toda a população, se há poucas pessoas todas podem ser atendidas com qualidade.
     Todos esses itens e quantidade de habitantes são influenciados pela educação do país. Quando a educação é de qualidade a população é equilibrada, pois os habitantes são informados sobre métodos contraceptivos e prevenção de doenças, diminuindo taxas de natalidade e mortalidade. Quando há qualidade na educação, haverá mais profissionais qualificados e isso faz com que a saúde seja capacitada. Com mais profissionais, a economia do país também melhora e interfere na renda per capita e no PIB. E esse conhecimento ajuda na parte cultural, pois as pessoas ficam mais informadas e passam a refletir sobre assuntos diversos.
     Com muitos idosos é necessário previdência (aposentadoria) e com mais profissionais se formando, não é necessário que muitos idosos trabalhem, mas é necessário mais segurança. A população também necessita de moradia. Se há muitos habitantes pode ser mais complicado atender essa demanda, também levando em consideração o espaço. Também é necessário mais indústrias para atender a população com roupas, alimentos, itens higiênicos, produtos de limpeza, saneamento básico, etc.



Consequências

     As interferências da população podem causar desequilíbrio em vários âmbitos, em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos.
     Os países desenvolvidos têm como característica população menor e com muitos idosos devido à educação. Isso pode causar problemas, pois podem faltar profissionais em várias áreas e é necessário aprimorar a saúde e a previdência para atender os idosos, prejudicando a economia do país, impossibilitando a construção de novas moradias e fábricas.
     Já em países subdesenvolvidos a população é maior e isso faz com que a economia seja prejudicada, então falta renda para aprimorar a educação, influenciando taxas de natalidade e mortalidade. Isso pode causar a falta de profissionais e é necessária uma saúde mais qualificada. E para ajudar na economia é necessário gerar mais empregos e indústrias.

Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...