(Fonte da imagem: paratyonline) |
De: Gabriel Felipe - 14 anos
Um jogo de centenas de anos atrás que hoje é conhecido por
todo o mundo. Xadrez é sinônimo de estratégia e paciência, para isso, é
necessário muito tempo de treino. Nesse artigo, conhecerá um pouco mais do
xadrez, que para muitos é considerado um monstro de sete cabeças.
O jogo da
estratégia...
Ainda que haja diferentes histórias sobre o surgimento do
xadrez, a mais aceitável atualmente é de seu nascimento na Índia, e que logo se
espalhou para o continente asiático. Com o antigo nome de Chaturanga, não se
sabe ao certo quando foi inventado, porém desde sempre foi um jogo de total
estratégia.
Desde sua criação, o xadrez sofreu diversas adaptações (regras,
peças etc.), já hoje o jogo é conhecido mundialmente e se tornou um esporte.
As peças e seus
movimentos
(Fonte da imagem: esportehsw) |
Como dito inicialmente, o jogo teve modificações e somente
quando migrou para a Europa é que a modelagem das regras começou a se igualar as
conhecidas na atualidade.
O xadrez consiste em uma partida onde jogam duas pessoas com
32 peças ao todo (16 para cada jogador). O objetivo é bem claro: ameaçar o rei
adversário, impossibilitando a movimentação de tal e de qualquer outra peça para
protegê-lo. Esse é o chamado cheque mate.
As peças são: peão (16 ao todo), torre (4 ao todo), cavalo
(4 ao todo), bispo (4 ao todo), rainha (2 ao todo) e o rei (2 ao todo). Veja
abaixo as movimentações de cada peça:
Peão:
Os peões são os “soldados”, e têm a principal função de proteger as outras
peças. Ele somente pode andar para frente (uma casa por vez), porém só captura as
peças adversárias que estiverem uma casa á sua diagonal. São oito peões para
cada jogador e na primeira jogada de algum peão, ele pode avançar duas casas a
frente (somente na primeira). Caso um peão consiga atravessar o tabuleiro todo,
o jogador terá a chance de substituir o peão por uma peça qualquer a sua
escolha.
Torre: Anda
para frente, para trás e para os lados, quantas casas quiser. Cada jogador
possui somente duas torres e do mesmo modo que andam, elas também comem as
peças adversárias.
Cavalo: São
as únicas peças que podem pular outras peças para andar, ou seja, mesmo que
haja uma peça a sua frente, ele pode pulá-lo. O cavalo consiste em movimentos
que formam a letra L, que no caso seria duas casas para um lado qualquer e vira
uma, ou uma casa e vira duas, veja alguns dos possíveis movimentos do cavalo
exemplo para entender melhor.
Bispo: Esta
peça anda e captura outras peças somente nas diagonais, tanto avançando quanto recuando. Sendo
dois deles para cada jogador, um ficará sempre na casa branca, e o outro sempre
na preta.
Rainha: Cada
jogador só possui uma rainha. Ela é considerada a melhor peça do jogo, já que
pode se movimentar para todos os lados (horizontal, vertical e diagonal) e
quantas casas quiser.
Rei: É a
principal peça do jogo, sendo que cada jogador só possui um rei. O rei deve ser
protegido pelas outras peças, e apesar de se mover para todos os lados, ele só
pode andar uma casa. O rei tem que estar pelo menos uma casa de distância do
outro e sua posição inicial se baseia de acordo com sua cor, se as peças forem
pretas, esse rei deve ficar numa casa branca, e se as peças forem branca, o rei
deve estar na casa preta.
Movimentos
especiais e pontuação das peças
Há dois tipos de movimentos que são um tanto diferentes, mas
que podem ajudar bastante:
Roque: É o
único movimento em que além de mexer duas peças numa só jogada, o rei também
anda duas casas. Basicamente, é uma jogada de fuga para fugir de futuro cheque
mate. Quando o rei e uma das torres ainda não tiverem sido movidos e não houver
nenhuma peça entre os dois, pode ser feito uma “troca” de lugares, onde o rei
irá andar duas casas em direção a torre, e a torre se posicionará ao lado
oposto do rei. Outra regra, nenhuma das casas em que o rei irá passar
pode estar ameaçada, caso contrário o roque não pode ser feito.
Roque pequeno:
Roque grande:
En passant:
Essa jogada é feita somente com peões. No caso, quando um peão está ameaçando a
primeira casa de um peão que ainda não se moveu, e esse ao invés de avançar uma
casa resolve avançar duas (devido a ser o primeiro movimento), o jogador pode capturar essa peça, colocando seu peão na casa onde o peão adversário estava
ameaçado. Para compreender melhor:
Cada peça possui um valor, dado de acordo com sua utilidade,
mas o jogo não é ganho pela quantidade de pontos marcados, mas sim quando há o check mate:
Peão: 1 ponto
Cavalo: 3 pontos
Bispo: 3 pontos
Torre: 5 pontos
Rainha: 9 pontos
Empatando o jogo
No xadrez, há dois modos para empatar o jogo. Um deles é
quando se “afoga o rei” adversário, ou seja, o jogador comeu todas as peças,
porém na sua vez de jogar, ele acaba acidentalmente impossibilitando o rei
adversário de se mover (obs: ele não está em cheque, somente não pode mexer o rei).
Já que o jogador estava somente com o rei, e não pode movê-lo, o jogo acaba
empatado. Ex:
A outra forma é geralmente usada em campeonatos, que é
quando todas as peças de um jogador forem capturadas, será dado 50 lances para
que seja dado cheque mate, caso contrário será um empate.
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