Regras Básicas do Xadrez

(Fonte da imagem: paratyonline)
De: Gabriel Felipe - 14 anos

     Um jogo de centenas de anos atrás que hoje é conhecido por todo o mundo. Xadrez é sinônimo de estratégia e paciência, para isso, é necessário muito tempo de treino. Nesse artigo, conhecerá um pouco mais do xadrez, que para muitos é considerado um monstro de sete cabeças.


O jogo da estratégia...

     Ainda que haja diferentes histórias sobre o surgimento do xadrez, a mais aceitável atualmente é de seu nascimento na Índia, e que logo se espalhou para o continente asiático. Com o antigo nome de Chaturanga, não se sabe ao certo quando foi inventado, porém desde sempre foi um jogo de total estratégia.
     Desde sua criação, o xadrez sofreu diversas adaptações (regras, peças etc.), já hoje o jogo é conhecido mundialmente e se tornou um esporte.



As peças e seus movimentos

(Fonte da imagem: esportehsw)
     Como dito inicialmente, o jogo teve modificações e somente quando migrou para a Europa é que a modelagem das regras começou a se igualar as conhecidas na atualidade.
     O xadrez consiste em uma partida onde jogam duas pessoas com 32 peças ao todo (16 para cada jogador). O objetivo é bem claro: ameaçar o rei adversário, impossibilitando a movimentação de tal e de qualquer outra peça para protegê-lo. Esse é o chamado cheque mate.
     As peças são: peão (16 ao todo), torre (4 ao todo), cavalo (4 ao todo), bispo (4 ao todo), rainha (2 ao todo) e o rei (2 ao todo). Veja abaixo as movimentações de cada peça:


     Peão: Os peões são os “soldados”, e têm a principal função de proteger as outras peças. Ele somente pode andar para frente (uma casa por vez), porém só captura as peças adversárias que estiverem uma casa á sua diagonal. São oito peões para cada jogador e na primeira jogada de algum peão, ele pode avançar duas casas a frente (somente na primeira). Caso um peão consiga atravessar o tabuleiro todo, o jogador terá a chance de substituir o peão por uma peça qualquer a sua escolha.




     Torre: Anda para frente, para trás e para os lados, quantas casas quiser. Cada jogador possui somente duas torres e do mesmo modo que andam, elas também comem as peças adversárias.




     Cavalo: São as únicas peças que podem pular outras peças para andar, ou seja, mesmo que haja uma peça a sua frente, ele pode pulá-lo. O cavalo consiste em movimentos que formam a letra L, que no caso seria duas casas para um lado qualquer e vira uma, ou uma casa e vira duas, veja alguns dos possíveis movimentos do cavalo exemplo para entender melhor.



     Bispo: Esta peça anda e captura outras peças somente nas diagonais, tanto avançando quanto recuando. Sendo dois deles para cada jogador, um ficará sempre na casa branca, e o outro sempre na preta.



     Rainha: Cada jogador só possui uma rainha. Ela é considerada a melhor peça do jogo, já que pode se movimentar para todos os lados (horizontal, vertical e diagonal) e quantas casas quiser.



     Rei: É a principal peça do jogo, sendo que cada jogador só possui um rei. O rei deve ser protegido pelas outras peças, e apesar de se mover para todos os lados, ele só pode andar uma casa. O rei tem que estar pelo menos uma casa de distância do outro e sua posição inicial se baseia de acordo com sua cor, se as peças forem pretas, esse rei deve ficar numa casa branca, e se as peças forem branca, o rei deve estar na casa preta.



Movimentos especiais e pontuação das peças

     Há dois tipos de movimentos que são um tanto diferentes, mas que podem ajudar bastante:

     Roque: É o único movimento em que além de mexer duas peças numa só jogada, o rei também anda duas casas. Basicamente, é uma jogada de fuga para fugir de futuro cheque mate. Quando o rei e uma das torres ainda não tiverem sido movidos e não houver nenhuma peça entre os dois, pode ser feito uma “troca” de lugares, onde o rei irá andar duas casas em direção a torre, e a torre se posicionará ao lado oposto do rei. Outra regra, nenhuma das casas em que o rei irá passar pode estar ameaçada, caso contrário o roque não pode ser feito.


  Roque pequeno:                                                             Roque grande:

 













     En passant: Essa jogada é feita somente com peões. No caso, quando um peão está ameaçando a primeira casa de um peão que ainda não se moveu, e esse ao invés de avançar uma casa resolve avançar duas (devido a ser o primeiro movimento), o jogador pode capturar essa peça, colocando seu peão na casa onde o peão adversário estava ameaçado. Para compreender melhor:



     Cada peça possui um valor, dado de acordo com sua utilidade, mas o jogo não é ganho pela quantidade de pontos marcados, mas sim quando há o check mate:

     Peão: 1 ponto
     Cavalo: 3 pontos
     Bispo: 3 pontos
     Torre: 5 pontos
     Rainha: 9 pontos





Empatando o jogo

     No xadrez, há dois modos para empatar o jogo. Um deles é quando se “afoga o rei” adversário, ou seja, o jogador comeu todas as peças, porém na sua vez de jogar, ele acaba acidentalmente impossibilitando o rei adversário de se mover (obs: ele não está em cheque, somente não pode mexer o rei). Já que o jogador estava somente com o rei, e não pode movê-lo, o jogo acaba empatado. Ex:


 

     A outra forma é geralmente usada em campeonatos, que é quando todas as peças de um jogador forem capturadas, será dado 50 lances para que seja dado cheque mate, caso contrário será um empate.

Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...