Segunda Guerra Mundial

De: Gabriel Felipe - 14 anos


     Com rancor e sede de vingança, a Alemanha acaba desencadeando uma nova guerra mundial, um conflito histórico! Prestes a vencer a guerra, a Alemanha e seus aliados acabam vacilando, e são derrotados pelos soviéticos, norte-americanos, ingleses e franceses.

(Fonte da imagem: brasilescola)


Uma Alemanha preparada!

(Fonte da imagem: segundaguerrasecxx)
     Após a derrota da Alemanha na primeira guerra mundial, foi criado o tratado de Versalhes (1919), que exigia a devolução de territórios conquistados, proibição de fabricações de armamentos pesados, indenizações aos países vencedores, e redução do exercito alemão. A Alemanha se sentia humilhada pelo tratado de Versalhes, o que causava certo revanchismo, e também havia a crise que se passava no país devido a derrota na primeira guerra. Esses problemas foram essenciais para trazer o nazismo para a Alemanha, que foi um regime totalitário comandado por Adolf Hitler. Hitler era totalmente contra os judeus, homossexuais, ciganos... Todos tinham que ser de raça ariana para habitar o mesmo espaço do nazismo.
     Durante o tempo, os alemães aperfeiçoaram os modos de tortura e assassinato aos judeus, ciganos e homossexuais, entre eles, estavam as câmaras de gás, e ate mesmo campos de extermínio. Isso ficou conhecido como Holocausto.
     Com Hitler no comando, a Alemanha conseguiu se recuperar economicamente, porém com as recordações do passado. Os alemães ainda estavam com a idéia de unir aos povos germânicos, o que causou a anexação da Áustria á Alemanha (1938) de forma pacífica, porem não ocorreu da mesma forma com os Sudetos (parte da Tchecoslováquia), que não queria ceder a terra, por isso foi feita a conferencia de Munique, onde franceses e ingleses favoreceram Hitler (com medo de uma nova guerra), cedendo os Sudetos com a condição de que não fizessem novas exigências.
     Hitler já tinha em mente uma nova guerra próxima, e com isso fez acordos militares com a Itália e logo depois com o Japão, o que formou o eixo Roma-Berlim-Tóquio.



Tratado de não-agressão e inicio da guerra

     A URSS (União Soviética) havia feito um pacto com a Alemanha, o Tratado de não-agressão, onde estabelecia que os dois países se mantivessem afastados em termos de guerra e não favoreciam inimigos opostos, além do acordo que dizia que Rússia não iria intervir no ataque que a Alemanha iria fazer sobre a Polônia e futuramente a Alemanha apoiaria a invasão soviética sobre a Finlândia.
     Um dos acordos secretos do pacto dizia que seria feita uma divisão da Polônia, entre soviéticos e alemães. Em 1939, a Alemanha da início ao ataque, que está prestes a causar um desastroso conflito mundial.



A dominação do Eixo sobre a Europa

     Franceses e ingleses viram que os alemães já estavam excedendo seus limites e logo declararam guerra a Alemanha, logo após ela invadir a Polônia. Enquanto isso, a Alemanha ia dominando países como Dinamarca e Noruega, que serviam como abastecedores para as indústrias alemãs.
     Hitler ordena uma invasão à França que foi bem sucedida, pois apesar de receber o apoio dos ingleses, a França acaba sendo dominada pelos nazistas devido à invasão feita por túneis que ligava a França á Alemanha, assim podendo cercar os exércitos inimigos. Após a França, a Alemanha queria a dominação da Inglaterra, porem falhou ao atacar os ingleses.
     O tratado de não-agressão foi quebrado em 1941, quando a Alemanha faz uma invasão surpresa sobre a União Soviética. Esse ataque foi conhecido como operação Barbarossa, onde alemães e alguns aliados conseguiram dominar boa parte da Rússia, tomando áreas que se encontrava varias riquezas minerais e indústrias.



Ataque á Pearl Harbor e a entrada dos EUA

     O Japão dominava muitas ilhas no Pacífico, e se sentia ameaçado pelos norte-americanos devido a proximidade desses territórios, então, resolveu atacar antes que fosse tarde. Pearl Harbor era uma região do Havaí, onde havia uma enorme frota naval, ou seja, ideal para um ataque surpresa. Ate então, os EUA não haviam tido nenhuma participação direta na segunda guerra.
     O ataque ocorreu em dezembro de 1941 e foi o suficiente para fazer com que os EUA entrassem na guerra, e mesmo sendo contra o socialismo, se uniu ao grupo que a URSS fazia parte, os Aliados. Após um ano da ocupação japonesa sobre Pearl Harbor, os Estados Unidos conseguem recuperar o território.



A virada na guerra

     Os alemães estavam tornando o rumo da guerra cada vez mais claro: o nazismo iria dominar a Europa, talvez até o mundo. Porém uma resistência soviética estava prestes a mudar o lado da guerra, tal fato ocorreu em Stalingrado, cidade da URSS. A cidade de Stalingrado estava praticamente tomada pela Alemanha, mas os Russos conseguiram cercar as tropas alemãs com um poderoso exercito. Agora o “jogo” começava a mudar e as tropas alemãs estavam sendo empurradas para o oeste.
(Fonte da imagem: camposdeconcentração)
     Outro fato ocorrido que favoreceu os aliados foi o conhecido “dia D”, o dia em que a França foi libertada dos nazistas. Em junho de 1944, americanos e ingleses entraram na cidade de Normandia e em 25 de agosto os aliados já haviam reconquistado a capital, Paris.
     A Rússia continuava atacando pelo leste alemão, e logo, os norte-americanos começaram a atacar pelo oeste, fazendo com que os nazistas retornassem a Alemanha. Mesmo vendo que iria ser derrotado, Hitler não queria se entregar, o que causou certa frustração a alguns alemães, que acabaram por tentar assassinar Hitler, porem sem sucesso. Agora, a Alemanha estava cercada, formando um cerco em Berlim, a capital da cidade.
     Hitler acaba se matando, e logo depois a Alemanha se rende. Pouco antes disso, Mussolini (ditador italiano) havia fugido, porém foi preso e condenado, assim a Itália também já havia se rendido.
     Ainda faltava o Japão, que apresentava certa resistência e não estava totalmente disposto a se render. Isso fez com que em 6 e 9 de agosto de 1945, os EUA atacasse o país japonês com duas bombas nucleares que causaram quase 150 mil mortos, nas cidades de Nagasaki e Hiroshima, que causou a rendição do Japão seis dias depois do segundo ataque.
     A guerra causou milhares de mortos, além de abalar a economia dos países. Devido a enorme capacidade finaceira dos EUA , foi o único país em que não houve excessivos problemas após a guerra. Logo em 24 de outubro de 1945 foi criada a ONU, com a principal ideia de promover a paz mundial e evitar conflitos entre países.

Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...