Vídeoaula: Primeira Guerra Mundial


De: Bárbara Benati - 13 anos


     A 1ª Guerra Mundial ocorreu em 1914. Seu "estopim" deu-se com a morte de Francisco Ferdinando enquanto esse fazia uma passeata com sua esposa pelas ruas de Sajevo (Bósnia-Herzegovina, Sérvia).
     O arque duque, Francisco Ferdinando, seria o próximo na linha de sucessão ao trono da Austria-Húngria, porém para desestabilizar o império, que tentava dominar a Sérvia, um grupo denominado Mão Negra planejou o assassinato do príncipe, dando início a guerra.

     No início do século xx o clima na região europeia estava, digamos muito tenso. Disputas imperialistas aconteciam por toda parte, por territórios e mercados. O capitalismo reinava, além disso, aconteciam disputas nacionalistas, como o pan-eslavismo (união dos povos eslavos liderados por russos), o pan-germanismo (anexação de territórios a Alemanha) e o revanchismo francês (recuperação da região de Alsácia-Lorena).

     Com uma ajudinha da revolução industrial foi criada a paz armada, que consistia no fortalecimento dos exércitos com armas a cada dia melhores. Criaram-se também os tratados de alianças: a Tríplice Aliança (formada por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia). Os países citados anteriormente não eram os únicos, eram apenas os "líderes".  Essas alianças tinham como objetivo agrupar países para "lutar contra a oposição", o que decidiu a guerra.

     Alguns dos momentos mais críticos e que contribuíram mais para o clima de guerra foram a Crise do Marrocos e a Crise Balcânica. A Crise do Marrocos foi uma disputa imperialista pelo território do Marrocos entre Alemanha e França. A França, para não se prejudicar, cedeu uma parte do Congo Francês para a Alemanha, para que esta desistisse do Marrocos.

A Crise Balcânica ocorreu em 1914, entre Austria-Hungria e Sérvia, e foi, também, uma disputa por territórios (o dos Bálcãs). A Austria-Hungria queria expandir-se para a região da Sérvia Montenegro, esta, pouco fez contra a ação, porém o grupo sérvio Mão Negra resolveu impedir, de sua forma, a expansão: assassinando o arque duque Francisco Ferdinando e sua esposa grávida.

     Então, em 28 de julho de 1914, ao saber do ataque, a Austria-Hungria declara guerra á Sérvia e a invade. Então a Tríplice Entente, a qual a Sérvia fazia parte, declara guerra a Tríplice Aliança, invadindo uns aos outros, começando uma guerra, que obviamente afetaria o mundo inteiro.

     Alemanha declara guerra à Rússia e a França (Tríplice Entente), a Rússia declara guerra a Áustria-Hungria e a Alemanha (Tríplice Aliança), e assim sucessivamente.




                                                  Principais Invasões:

(Fonte da imagem: ateliê da história)

     A Primeira Guerra Mundial durou quatro anos (1914-1918).
Podemos dividir essa guerra em três fases: 1ª fase, movimentação das tropas, 2ª fase, guerra de trincheiras e 3ª fase, entrada dos EUA e do Brasil na guerra. Essa última fase foi fundamental para o fim da guerra.
     A Primeira Guerra já havia durado quatro anos, quando um exército totalmente disposto a guerriar (EUA) enfrenta uma Europa devastada e totalmente desprevenida, os exércitos da Tríplice Aliança se rendem, pois não aguentam mais lutas, dando a vitória para a Entente, o lado onde os Estados Unidos aliaram-se.
     O pós-guerra trouxe um tratado de paz, o Tratado de Versalhes, e com ele a cláusula de culpa. Nesta, a Alemanha deveria se responsabilizar totalmente pela guerra, pagando uma enorme indenização, dando á Tríplice Entente navios mercantes, diminuindo o poder militar e entregando-lhes alguns territórios, entre eles, a região de Alsácia-Lorena. Resumindo, a Alemanha se responsabilizou inteiramente pela guerra.
Assim, os países europeus (as maiores economias da época) caem mesmo aqueles que ganharam, pois perderam, além de homens, dinheiro e suprimentos. E, aproveitando o desastre, o Estados Unidos cresce como maior potencia mundial, pois enquanto ocorria a guerra, ele fornecia mantimentos e armamento, não só para a Europa, mas para o mundo inteiro.

     Enfim, como diria Darwim - "O mais forte sobrevive".

Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...