Sistema Imunológico


De: Maíra Costa - 13 anos

     O nosso sistema imunológico é um sistema que nos defende de antígenos, que são qualquer tipo de vírus, bactéria, protozoário, etc. O sistema imunológico é muito importante e tem duas formas de defesa: os fagócitos e os linfócitos. Nesse artigo você vai aprender como funciona cada linha de defesa, como funciona a vacina e muito mais.

(Fonte da imagem: joanaduartevit)


Fagocitose

     Nossos glóbulos brancos podem ser chamados de fagócitos e células fagocitárias. Eles são uma forma de defesa usada por nosso sistema imunológico. São responsáveis pela fagocitose, que é o nome dado ao processo que eles fazem para eliminar um antígeno. Quando um fagócito detecta um antígeno, ele o absorve e o destrói, e é liberado o pus, que é o vírus morto.



Linfócitos

     A outra forma de defesa do sistema imunológico são os linfócitos T e B. Quando um antígeno entra em nosso sangue, o linfócito T vai identificar seu formato e composição, então ele manda essas informações químicas para o linfócito B, que é responsável por produzir anticorpos equivalentes ao antígeno.
     Os anticorpos serão responsáveis por detectar os antígenos e destruí-los, depois que eles são produzidos, serão enviados ao sangue e se encaixarão nos antígenos para destruí-los.


Vacina

     Apesar de termos todo um sistema que nos protege de doenças é necessário tomar vacina, pois ela é um método preventivo à doença. A vacina é composta de vários vírus "mortos", assim como o pus. 

(Fonte da imagem: corposaun)

     Quando um antígeno entra em nosso corpo ele ativa os linfócitos imediatamente, e ocorre todo o processo.
     Quando tomamos a vacina, estamos colocando vírus sem potencial para causar um tipo de alerta em nosso corpo, pois assim ele ativará o sistema imunológico, nos prevenindo da doença. A vacina é uma espécie de estímulo, então se o linfócito usado para combater um tipo específico de vírus não for estimulado por muito tempo, eles serão desativados, e se a pessoa pegar a doença do vírus compatível com o linfócito desativado, ela não vai ter como se proteger e necessitará tomar soro.

     A diferença entre o soro e a vacina, é que a vacina estimula o linfócito a produzir anticorpos, e o soro é o anticorpo pronto. O pus funciona como uma "vacina natural", já que possuem os mesmos componentes.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Achei muito bacana o seu blog. Nada como um pouco de ciência biológica para nos orientar de certas coisas que acontecem na vida.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...