Livro: O Mistério da Casa Verde



dica-de-livro-o-misterio-da-casa-verde-moacyr-scliar-2-estudo-azul
(Fonte da imagem: uol)



Título: O mistério da Casa Verde
Autor: Moacyr Scliar
Ano: 2008
Editora: Ática
Nº de páginas: 77
Coleção: Descobrindo os Clássicos







     Arturzinho mora em Itaguaí com seus amigos, André, Leo e Pedro, e juntos decidem transformar a Casa Verde em um clube para se divertirem. O local é um casarão abandonado que antigamente era um hospício, e atualmente os moradores da cidade dizem que a casa é assombrada.
     Os garotos resolvem entrar na casa, mas para isso tiveram que fazer um buraco na parede dos fundos, já que as portas e janelas estavam trancadas. Ao entrar se surpreenderam com a limpeza do lugar. Na Sala do Diretor do antigo hospício se depararam com um homem que vestia roupas do século XIX, saíram apavorados correndo da casa. Mas na noite seguinte decidiram voltar e conversar com o homem misterioso - que não foi nada simpático - apenas afirmou ser “o alienista” e os expulsou do local. Entretanto, eles encontraram um alçapão, onde provavelmente o homem receberia alimentos já que não possuía marcas de sol e era totalmente desconhecido.

     A partir de então organizaram turnos para vigiar o local e descobrir quem cuidava do homem. O primeiro foi Arturzinho que logo no fim de seu turno descobriu que quem levava os alimentos era uma moça muito bonita e que também vestia roupas do século XIX. Ele a seguiu e descobriu onde morava. Contou suas descobertas a Leo, que seria o próximo a ficar no turno, e os quatro garotos combinaram de se encontrar. Leo trazia consigo o livro “O Alienista”, de Machado de Assis, já que o desconhecido homem dizia ser o alienista. E após conversarem foram ao encontro da professora Isaura, que era apaixonada nos contos de Assis, e assim explicou-lhes toda a obra que Leo levara.
Livros: "o mistério da casa verde" e "o alienista"
(fonte da imagem: quietthings)

      Basicamente a obra de Machado de Assis relatava a história de Dr. Simão Bacamarte, que era o protagonista. Ele inaugurou o manicômio e ali estudava sobre loucura com os pacientes que estavam internados. Entretanto, chegou um ponto que Simão começou a internar pessoas supostamente normais, e acabou acontecendo uma rebelião contra o médico. Mas ele não parou de internar as pessoas que não necessitavam de ajuda. Até que uma força de fora veio para colocar ordem na rebelião e o doutor afirmou que todos eram loucos, e que afinal esse era o normal. Então ele se internou já que era o único são, a fim de se tornar louco assim como os demais, ficando na Casa Verde até a sua morte.
     Após a explicação da professora os meninos foram embora, e Arturzinho foi atrás da menina que ajudava o tal misterioso homem da Casa Verde. Os dois saíram e ele contou que sabia de tudo. Ela chamava-se Lúcia e era filha do “louco”, e descobriu que na verdade o homem era bisneto de Simão (antigo dono do hospício). O pai de Lúcia ficou tão fascinado com a história que decidiu viver assim como Simão, dentro da Casa Verde, dependendo da filha e da mulher.
     Arturzinho contou o que descobriu apenas para Leo e para seu pai, que era médico e indicou que o garoto fosse conversar com um amigo psiquiatra sobre o homem da Casa Verde. O psiquiatra disse que ele não poderia ajudar se o homem ou a família não quisesse ajuda, e então Arturzinho procurou Lúcia para falar sobre psiquiatria e oferecer ajuda ao seu pai e família. Ela se comprometeu a pensar no caso, e no dia seguinte eles se encontraram.
     De repente, Leo chegou com a notícia de que havia uma multidão em frente a Casa Verde, os quatro garotos mais Lúcia logo correram para lá. O repórter da cidade estava no local, e queria desvendar o segredo da famosa Casa Verde - mas Lúcia, o psiquiatra e os quatro meninos chegaram a tempo para evitar. Até que quando menos esperavam o morador da Casa Verde saiu, e parecia estar bem lúcido. Ele explicou a todos o porquê estava lá dentro e decidiu viver os próximos dias com sua família.

     A Casa Verde foi dividida, metade para o clube que os garotos inicialmente queriam, e a outra metade em homenagem a Machado de Assis. Havia uma sala onde o antigo morador da casa, o Jorge, era tratado pelo psiquiatra, uma sala como exemplo dos hospícios da época, e um local onde Jorge podia encenar a história de O Alienista que tanto gostava. 


Sobre o Autor
Autor Moacyr Scliar
(Fonte da imagem: uol)

     Nascido no dia 23 de março de 1937 em Porto Alegre - RS, Moacyr Jaime Scliar era um escritor brasileiro formado em medicina e professor universitário. Escreveu vários contos, romances, literatura juvenil e crônicas. Durante sua carreira publicou mais de 70 livros. Seu estilo garantiu um público bastante amplo. Dentre vários feitos notáveis, em 2003 foi eleito para a Academia  Brasileira de Letras. Sua obra "Um Sonho no Caroço do Abacate" foi adaptada para o cinema, com o título "Caminho dos Sonhos". Faleceu no dia 27 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre, de falência múltipla dos órgãos.

Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...