Projeto de Robótica: Inunda

     Alunos da equipe Owlstech de Ribeirão Preto, com idades entre 13 e 14 anos, estão trabalhando em um projeto para participar da competição de robótica FLL (First Lego League), que neste ano tem o tema Nature's Fury, as fúrias da natureza.
     Os alunos escolheram a cidade de Ribeirão Preto para desenvolver seu projeto. Nessa cidade do interior de São Paulo, sempre houve muitos problemas com as enchentes, então resolveram utilizar essa fúria da natureza para solucionar o problema da comunidade.
     As enchentes ocorrem quando chove mais que o normal e o rio não suporta tanta água, então ela deveria ir para os bueiros, mas a água leva consigo a sujeira das ruas, entupindo os bueiros. Então a água da enchente vai para ruas e casas, correndo o risco de transmitir diversas doenças, como hepatite, leptospirose, cólera, etc.
     Em ribeirão Preto, as obras voltadas para esse problema sempre estiveram voltadas para o alargamento do rio, então pensamos em criar algo para PREPARAR a população para o problema, ao mesmo tempo MANTÊ-LA SEGURA. O projeto consiste em um sensor que monitora o nível da água do rio. Quando o sensor detectar que o nível está acima do normal,

ele manda um sinal para a Defesa Civil, que irá verificar se realmente há caso de calamidade pública, e se houver manda outro sinal para um semáforo próximo ao local de risco. Em cima do semáforo haverá um sirene azul, que ficará acesa para indicar que no local haverá uma enchente. Ao lado haverá um painel que será um meio de comunicação entre a Defesa Civil e os motoristas, onde há possibilidade de mostrar mapas com o caminho mais seguro e mensagens de aviso.
     Além disso, pensamos em um modo de RECONSTRUIR o que foi danificado pelas enchentes, com a utilização do Cartão de Pagamento da Defesa Civil. Esse cartão envia verbas federais para o governo estadual ou para a prefeitura de locais que sofrem com casos de calamidade pública. No estado de São Paulo esse cartão nunca foi utilizado, sendo que muitas casas e bens públicos já foram destruídos.


     O projeto é viável e inovador, devido ao baixo custo, cerca de 1500 reais, incluindo a instalação. Em Ribeirão Preto, ajudaria a população e facilitaria o trabalho da Defesa Civil.


Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...