Revolução Industrial


De: Natália Scapini - 13 anos
(fonte da imagem: a vida quotidiana)
     Para entendermos porque foi uma “revolução”, primeiro é preciso saber o que realmente essa palavra significa. Ao procurarmos no dicionário, provavelmente encontraremos: “Transformação radical de estrutura política, econômica e social, dos conceitos artísticos ou científicos, etc.”. E foi exatamente o que ocorreu.
     A Revolução Industrial aconteceu pioneiramente na Inglaterra por volta do século XVIII. Visava mudar o modo de produção do artesanal para a fabril, o que levou a criação de indústrias e máquinas, em especial, a máquina a vapor, contudo, a produção têxtil foi mais beneficiada com as inovações.
     Para que a Revolução acontecesse, várias condições a favoreceram, eram elas: condições Econômicas, Políticas, Sociais, Ambientais e, a principal, a invenção da Máquina a Vapor. Saiba o que foi a revolução industrial, onde ocorreu e começou, processos da revolução e surgimento da máquina a vapor .

 Condições Econômicas
     Na época em que a Revolução aconteceu, a Inglaterra passava por uma boa fase econômica, a expansão do comércio inglês e a transformação da estrutura do campo permitiram que a burguesia avançasse muito, já que possuíam uma zona de livre comércio e tinham acabado de fundar um Banco.

Condições Políticas
     Naquele período, a atual política inglesa era uma Monarquia Parlamentar, onde o poder do Rei estava submetido ao Parlamento, que era inteiramente formado pela burguesia, portanto foi uma das principais promoções da Revolução.

Condições Sociais
     Bom, para haver as fábricas e as máquinas, era preciso de pessoas que comandassem as máquinas, os trabalhadores (também chamados de proletariado). Mão de obra era o que não faltava, porque com o êxodo rural (mudança do campo para a cidade), havia mais pessoas nas cidades a procura de trabalho, então os empresários (donos das indústrias) aproveitavam para formarem seus proletariados.

Condições Ambientais
     Devido ao fato da Inglaterra ser uma ilha, facilitou o acesso ao comércio marítimo e a exploração dos grandes mercados ultramarinos, além disso, no território havia grandes jazidas de carvão mineral (combustível das máquinas a vapor) e minérios de ferro (muitas vezes a matéria-prima).

Invenção da Máquina a Vapor
(fonte da imagem: explicatorium)
     Pode ser classificada como qualquer motor que funcione pela transformação de energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor de água. Uma máquina a vapor possui uma fornalha, na qual se queima carvão, óleo, madeira ou algum outro combustível para produzir energia calorífica, para assim produzir. Como o país estava em boa faze econômica, todas as indústrias resolveram investir na tecnologia para acelerar o processo de produção e obter mais lucro, e deu certo.

Funcionamento dos meios de produção

Artesanato
Fabril
•trabalho em casa
•trabalho na fábrica
•o trabalhador controla o tempo do trabalho (trabalho por produção)
•patrão controla o tempo de trabalho (trabalhador vende sua hora de trabalho ao patrão)
•trabalhador executa todo o trabalho
•trabalhador especializa-se em uma etapa da produção
•produção usando as mãos e com ferramentas manuais
•produção usando máquinas
•as ferramentas são de propriedade do trabalhador
•as máquinas, as ferramentas e as matérias-primas são de propriedade do burguês.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito interessante, alias é tudo muito interessante por aqui, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. sou apaixonada por historia,
    o que mais me chama atenção é a 2ºGM
    visita meu blog
    http://lolgeracao21.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bah sou apaixonada por história :D
    Eu faço Letras, mas acho que um dia vou me formar em História também, adorei a proposta do blog de vocês, adolescentes escrevendo sobre os assuntos em que são bons, eu como professora achei muito legal o blog de vocês.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...