DNA e Ácidos Nucléicos

(Fonte da imagem: blogamos)
De: Bárbara Benati - 13 anos


     A Sigla DNA significa Deoxyribonucleic Acid, que em portugues significa Ácido Desoxirribonucleico. O DNA é uma dupla hélice, ou seja, duas fitas complementares que se ligam formando uma "espiral", e é responsável por tudo formado em nós.


     O DNA é diretamente responsável por nossa formação. Mesmo que possa parecer estranho, desde a cor dos nossos olhos até para termos ou não doenças como gastrite, está relacionado ao nosso material genético (DNA), que é hereditario, ou seja, passa de pais para filhos. O Ácido Desoxirribonucleico é encontrado no núcleo das células eucarióticas (que possuem núcleo e membrana). Vemos na imagem abaixo que no núcleo está presente duas substâncias denominadas cromossomos e cromatina.

(Fonte da imagem: biotravel)










- Cromossomo
     O cromossomo é o DNA (a dupla hélice) compactado, como um novelo de lã.  Sua função principal é a de ser transmitido de um ser vivo a outro por meio da reprodução sexuada¹.
Quando o homem insere seu esperma na mulher ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. O espermatozóide deposita 23 cromossomos nos já existentes 23 do óvulo, assim os 23 do pai irão complementar os 23 da mãe, formando 46.

- Cromatina
     A cromatina é o DNA descompactado, no exemplo do novelo de lã a cromatina seria a lã em si. A cromatina é o DNA ativo, ou seja, o gene² que pode ser interpretado pela célula.
Na maior parte da vida de nossas células o DNA está em forma de cromatina (ativo).
Sabe-se da existencia de dois tipos de cromatina:
  °A eucromatina, que é o DNA ativo, propriamente dito.
  °E heterocromatina, que é o DNA inativo.

(Fonte da imagem: educadores)
     Para que seja possível a formação de uma dupla hélice é preciso que os nucleotídeos se formem. Eles são a combinação de fosfato, pentose e base nitrogenada. O desenho acima exemplifica a formação simples de um nucleotídeo. Como a pentose são os açúcares, se ligam a ela 5 carbonos, reprensentados por H. O carbono 1 sempre irá se ligar com a base nitrogenada, no carbono 2, no caso da desoxirribose, liga-se o hidrogênio, no carbono 3 irá se ligar outro nucleotídeo, o carbono 4 servirá de "ponte" para o carbono 5, este irá se ligar com o fosfato.

     A ligação entre um nucleotídeo e outro é chamada de Ligação de Fosfodiester.
              
     A imagem acima também ilustra a ligação entre os nucleotídeos formando uma única fita, metade do DNA (dupla hélice).

     Podemos encontrar 5 tipos de bases nitrogenadas: Guanina, Timina, Adenina, Citosina e Uracila. E sempre temos que lembrar que A (Adenina) se liga com T (Timina) e C (Citosina) se liga com G (Guanina). O U (Uracila) se liga com A, mas só quando for RNA, no DNA não existe a base U. No caso do RNA o U substituirá o T, assim se ligará com A.
     -A Guanina e a Adenina são chamadas de purinas, e a Citosina, a Uracila e a Timina são chamadas de pirimídicas.
     As bases de nitrogênio se ligam por meio de pontes de hidrogênio, quando a ligação é A-T (ou vice e versa) serão utilizadas 2 pontes, agora se a ligação for G-C (ou vice e versa) serão utilizadas 3 pontes de hidrogênio.

     Quando estas fitas simples se juntam, lembrando que elas são complementares (uma completa a outra), se forma a tão falada dupla hélice. É o que mostra a imagem, lembrando que G se liga com C e A se liga com T.

        Glossário:

¹-Reprodução sexuada: reprodução onde uma célula depende de outra para realizar a fecundação.

²-Gene: parte do DNA composto por uma sequência específica de ácidos nucléicos.

³-Desoxirribose: tipo de açúcar na penstose, no caso do DNA o açúcar é a desoxirribose, no caso do RNA o açúcar ligado é a ribose
 

Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...