Independência dos Estados Unidos

De: Maíra Costa - 13 anos

(Fonte da imagem: portogente)
     No século XVII, a Inglaterra decide colonizar a região leste da América do Norte e formar várias colônias de povoamento e de exploração. Mas por que a Inglaterra se interessaria em colonizar o território norte-americano? E como essas colônias se tornaram um país independente? Você vai aprender isso e muito mais nesse artigo!

A colonização

     No século XVII, a Inglaterra estava com um grande número de camponeses sem terra e desempregados, devido aos cercamentos (pequenas porções de terras cercadas), e que, consequentemente, migravam para outros locais. Havia conflitos entre católicos e protestantes, causando o espanto de vários grupos religiosos. Espanhóis e franceses estavam interessados no território norte-americano, e isso prejudicaria o comércio inglês. Esses fatores levaram a Inglaterra a colonizar a região leste da América do Norte.


As Treze Colônias 

(Fonte da imagem: vidacontemporanea)
     Em 1607, é fundado o povoado de Jamestown e, com a ajuda financeira de uma empresa privada (a Inglaterra havia cedido o monopólio de exploração do local e isso foi uma forma de troca de valores) é formada a primeira colônia inglesa no território norte-americano, a Virgínia.
     Por volta de 1620, várias comunidades protestantes começaram a emigrar para lá, que ficou conhecido como Novo mundo, pois as pessoas desejavam construir um novo lar.
Até o século XVIII, foram fundadas treze colônias autônomas, mas controladas pela metrópole. Cada colônia tinha um potencial diferente, então foram divididas em colônias do sul e do centro-norte. 

Colônias do Centro – Norte

     As colônias do centro-norte eram: Nova York, Nova Jérsei, Pensilvânia e Delaware. Estas eram ideais para atender o desejo dos colonos: construir um novo lar, e estas colônias eram consideradas colônias de povoamento, ou seja, não possuíam características para atender o sistema colonial, não tinham latifúndio, monocultura para exportação e mão-de-obra escrava.
   Nas colônias do centro-norte havia a policultura, mas cultivavam principalmente trigo, cevada e centeio, faziam criação de bois, cabras e porcos e faziam extrações da madeira e de peles, mas as propriedades rurais eram pequenas ou médias. O trabalhador era livre e recebia salário, havia servidão temporária. Tinham relações comerciais com a África e com as Antilhas.


Colônias do Sul

     As colônias do sul eram: Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. Estas tinham potencial para exploração, então as propriedades rurais eram grandes e a produção era voltada para exportações e produziam principalmente tabaco e algodão. A mão-de-obra escrava compunha 40% da população. Não eram colônias autônomas.


Guerra dos Sete Anos

    No ano de 1756, a França tenta conquistar novamente a América do Norte. Assim, se inicia uma guerra entre França e Inglaterra pela disputa das Treze Colônias. A guerra se espalhou para outros países como Índia e Nova Escócia.
   Algumas tribos indígenas se uniram com franceses e atacam as colônias. Mais tarde, tiveram que se unir a Inglaterra, pois estavam vencendo a disputa.
A guerra terminou em 1763, com duração de sete anos, o que explica seu nome. A Inglaterra teve muitos gastos, mas saiu vitoriosa.


Revolta dos colonos

(Fonte da imagem: brasilescola)
     Com os gastos, a economia inglesa se abala e é necessário cobrar vários impostos dos colonos e criaram várias leis, dentre as quais podemos citar:
·                 •(1764) Lei do Açúcar: determinava que os colonos comprassem apenas o açúcar das Antilhas Inglesas;
·               •(1765) Lei do Selo: as cartas e correspondências enviadas pelos colonos deveriam ter selo vendido por ingleses;
·              •(1765) Lei dos Alojamentos ou do Aquartelamento: determinava que os colonos pagassem os alojamentos e a alimentação de tropas inglesas;
·              •(1773) Lei do Chá: o controle do comércio do chá era pertencente a uma companhia comercial inglesa.
     Os colonos, principalmente comerciantes, proprietários de terras e membros da classe média urbana, começaram a fazer protestos contra a metrópole em relação à cobrança de impostos.
     Um desses protestos foi a Festa do Chá de Boston. Durante a noite, os colonos se vestiram de índios e invadiram um navio inglês que transportava chá que ficava no porto de Boston, e jogaram todo o chá no mar.


Congressos de Filadélfia

     Então, em 1774, o parlamento anunciou algumas leis para conter a revolta dos colonos. O porto de Boston foi interditado até que os prejuízos tivessem sido pagos, e se os colonos cometessem crimes seriam punidos e julgados.
     Em setembro do mesmo ano, foi elaborado um documento de protesto que foi enviado ao governo inglês, o Primeiro Congresso de Filadélfia.
     No dia 19 de abril de 1775, as tropas inglesas tentam invadir os depósitos de armas dos colonos, esse episódio ficou conhecido como Batalha de Lexingtown.
     Em maio do mesmo ano, ocorreu o Segundo Congresso de Filadélfia, que nomeou George Washington comandante das tropas coloniais, além de ter conclamado as armas dos colonos. 


Iluminismo

     Havia filósofos e pesquisadores que defendiam e criticavam esses episódios. E esses filósofos faziam parte de um movimento filosófico que teve origem na Inglaterra e se desenvolveu na França no século XVIII, que influenciou vários aspectos americanos e que tinha como característica principal a critica social que defendia um sistema de ideias de interesse a burguesia.
     Alguns desses filósofos eram Diderot, D’Alembert, Rousseau, Quesnay e Adam Smith. E os pesquisadores eram Locke, Voltaire e Montesquieu.
Eles valorizavam a razão e a consideravam um modo de responder várias questões científicas, e tinham a intenção de convencer as pessoas.


Declaração da Independência dos Estados Unidos da América

(Fonte da imagem: suapesquisa)
     No dia 4 de julho de 1776, Thomas Jefferson, com a colaboração de mais cinco pessoas, declara a Independência das Treze Colônias, que passam a ser chamadas de Estados Unidos da América. A Declaração da Independência foi inspirada em pensamentos iluministas.
     Em 1783, o Tratado de Paris reconhece a Independência dos Estados Unidos.  
(Fonte da imagem: historica)
    No Dia 17 de setembro de 1787, é proclamada a primeira Constituição dos Estados Unidos da América, que foi inspirada no iluminismo e leva em conta alguns pontos como:
                 •Os EUA são uma Federação chefiada por um presidente;
·                •Deve haver cidadania e os direitos devem ser exercidos;
·               Os poderes do Estado são divididos em: Executivo (administração), Legislativo (elaboração das leis) e Judiciário (aplicação da justiça).
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Era uma das coisas qeu eu mais gostava de estudar...história :D


    http://www.ziqzira.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas, uma das minhas matérias preferidas na história! Além da Segunda Guerra.

    Abraços,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...