Guerra do Paraguai


(Fonte da imagem: históriaespetacular)

     
De: Hugo Silva - 14 anos

     A guerra do Paraguai foi o confronto militar travado em 1864. Participaram: Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. Foi causada pelo ditador Paraguaio Francisco Solano Lopes, em sua tentativa de expandir o território.






Causas


     A fraca defesa brasileira na região do Mato Grosso fez com que o ditador paraguaio invadisse e dominasse essa região sem grande dificuldades. Com o sucesso dessa invasão, invadiu o Rio Grande do Sul e Corrientes na Argentina. A partir daí Brasil, Uruguai e Argentina decidem unir forças contra o Paraguai e é formada a Tríplice Aliança. Uma das batalhas travadas foi a Batalha de Riachuelo e a Luta de Uruguaiana, em que todas o Paraguai foi derrotado.




Invasão ao Paraguai



     Lideradas por Duque de Caxias, as tropas brasileiras invadem em 1866 o Paraguai e chegam à Assunção. A parte dramática nessa história ocorre quando as tropas da Tríplice Aliança começam a exterminar a população paraguaia. Nesse conflito quase 20% da população do Paraguai morreu.
     A Tríplice Aliança ganhou uma grande ajuda com apoio militar e dinheiro vindo da Inglaterra, pois naquela época o Paraguai era uma grande potência econômica da América Latina e era independente das nações europeias, e a Inglaterra dizia que não era um exemplo a ser seguido, pois a prejudicava.


Consequências

     O exército Brasileiro ganhou experiência e se fortaleceu, mas, apesar de ter saído vitorioso, a guerra do Paraguai trouxe grandes prejuízos financeiros para o Brasil. O dinheiro investido na guerra veio de empréstimos, a dívida externa do Brasil aumentou muito e o país passou a ser dependente de nações ricas como a Inglaterra.    
     Além do grande número de mortos, o Paraguai teve sua indústria arrasada e podemos ver que o Paraguai nunca foi o mesmo. Alguns historiadores consideram a guerra do Paraguai um dos principais fatores para que o Paraguai sofra até hoje política e economicamente e seja o segundo país mais pobre da América do Sul
.
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Tinha coisas dai que eu não sabia...

    valeu!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a idéia do blog (de estudar de uma forma mais interativa.) Bem produtivo!

    ResponderExcluir
  3. enquanto os ingleses ficaram olhando e enchendo o bolso, os países envolvidos ficavam se matando por nada e até agora todos esses países são pobres.

    ResponderExcluir
  4. O que as pessoas não sabem sobre essa guerra:

    O Paraguai vinha se desenvolvendo economico-socialmente, então a poderosa Inglaterra armou os países sul-americanos para frear esse desenvolvimento.
    Resultado: Morte de 45% da população masculina do Paraguai e fim da prosperidade economica e social.
    E agora o Paraguai é um país pobre onde a gente compra muamba.
    E o nosso glorioso exercito ajudou a fazer isso.
    Honroso não? (SARCASMO)

    ResponderExcluir
  5. Gurras e mais guerras...
    O que sobra depois? O que ainda hoje temos...
    Dívidas, problemas, prejuízos e más lembranças...
    Pq países como Inglaterra são ricos? Pq de lá sairam armas e produtos de guerra usados pelos "burros" do poder daquela época...

    ResponderExcluir
  6. Adoro história e sou fascinada por guerras e pelas medidas de desenvolvimento dos países. A Guerra do Paraguai é interessante poque é uma das poucas por participação ativa do Brasil.

    É claro que elas possuem consequências negativas a longo prazo(sem mencionar as de curto prazo),mas não acredito que a situação atual do país seja fruto dessa Guerra. O prolema é a falta de investimentos institucionais que seriam capazes de melhorar a economia e encaminhar o país para o desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  7. Li um livro muito interessante chamado Maldita Guerra do professor Francisco Doratioto. Recomendo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...