Revolução Inglesa




 Rainha Elizabeth I 
(fonte da imagem: info escola)


De: Natália Scapini - 13 anos     

     A revolução Inglesa foi consequência da crise no absolutismo inglês. Tudo acontece quando a rainha Elizabeth I morre sem deixar herdeiros e quem assume o trono é seu primo, Jaime I, rei da Escócia, finalizando a dinastia Tudor e iniciando a dinastia Stuart. Não satisfeito com o absolutismo “de fato”, Jaime I, exigiu o absolutismo “de direito”, o que ia contra a Magna Carta de 1215, onde contia que o parlamento era quem detinha o poder “de direito”. Contudo, iniciou-se o conflito.





  

   
     O parlamento então decidiu limitar o poder do rei, que só poderia tomar alguma decisão com a autorização prévia do parlamento. Quando Jaime I morreu, seu sucessor, Carlos I, reagiu a essa lei, fechando o parlamento em 1629. Porém, em 1640, foi obrigado a reunir o parlamento para obter apoio contra a revolução escocesa e assim, reunidos, os parlamentares tomaram uma série de medidas e proibições, limitando o poder de governo do rei, dentre elas, proibiram o rei de fechar o parlamento novamente.

A revolução Inglesa pode ser classificada em quatro etapas principais:
     A Guerra Civil (1642 – 1648), O Regime Republicano (1649 – 1659), A Restauração Monárquica (1660 – 1688)E por último A Revolução Gloriosa (1685 – 1689).

A Guerra Civil na Revolução Inglesa.
     A Guerra Civil acontece quando o rei Carlos I invade o parlamento e prende seus líderes, voltando a ter poder absoluto sobre a Inglaterra durante 6 anos. Neste período, os parlamentares organizam um exército liderado por Oliver Cromwell e com ele, conseguem vencer o rei, que é preso e condenado à morte e decapitado em 1649.

Regime Republicano
(Fonte da imagem: sodahead)
     Regime Republicano (também chamado de Protetorado) é instalado na Inglaterra durante o período de 1649 a 1658, que é comandado por Oliver Cromwell após proclamar a independência do país. Oliver tinha o poder sobre a sociedade, dividido com o parlamento. Durante seu governo, Cromwell fez grandes transformações no país como a unificação da Inglaterra, País de Gales, Irlanda e Escócia em um só país. Criou também leis importantes como o Descrito do Ato de Navegação, que consistia em: todas as mercadorias importadas e exportadas pelo país, deveriam ser transportadas em navios ingleses. Ganhou, também, guerras importantes como a contra os holandeses, que durou 2 anos. Contudo recebeu o título de Lorde Protetor, e seu cargo tornou-se vitalício e hereditário.

Restauração Monárquica
     Com a morte de Oliver Cromwell, seu filho Richard, assumiu o cargo de Lorde Protetor. Sem o reconhecimento do exército, foi logo destituído, sendo o Parlamento convocado para legitimar o poder dos generais. Com o crescimento da mobilização das camadas populares, as elites assustadas, começaram a articular a restauração da monarquia, onde voltam os Stuart. Em 1660, Carlos II assume o trono, governando junto ao parlamento e reavivando o catolicismo.

Revolução Gloriosa
     Com a morte de Carlos II, assume o trono seu irmão, Jaime II, que durante o seu governo tentou reestabelecer o absolutismo e o catolicismo, então o parlamento decide tirá-lo do poder e convidam Guilherme de Orange, rei da Holanda casado com a filha de Jaime II, a assumir o trono inglês, com a condição de respeitar os poderes do parlamento. E então Guilherme III assumiu o trono e assinou a Declaração que limitava os poderes do rei.
Representando a transição política de uma Monarquia Absolutista para uma Monarquia Parlamentar, a Revolução Gloriosa inaugurava a atual política inglesa onde o poder do rei está submetido ao Parlamento. 



Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...