Semana da Arte Moderna


(Fonte da imagem: coisas da arquitetura)

     
De: Hugo Silva - 14 anos


     
     Conhecida também como semana de 22, a semana da arte moderna ocorreu em São Paulo no Teatro Municipal em Fevereiro de 1922. Tinha como o objetivo mudar o modo de como era feita a arte atual. Visava conceitos novos distintos dos europeus, para criar um novo jeito de se expressar. A liberdade de expressão foi um dos principais temas abordados em apresentações, quadros, músicas entre outros.


     Teve como principais integrantes: Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Villa-Lobos entre vários outros. No início, a semana de 22 foi muito recusada, vaias dominavam os palcos das apresentações...


     A semana: 13 a 17 de fevereiro de 1922

            •Segunda- feira (13): Um dia relativamente calmo, pois não houve vaias nem insultos. Dia de casa cheia, mas os participantes criticaram muito as obras expostas.
            •Quarta-feira (15): Está noite ficou marcada pelo início das grandes vaias. Guiomar Novais, em um intervalo de sua apresentação tocou clássicos já consagrados para incentivar os aplausos do público, o que gerou constrangimento aos artistas modernistas, pois não eram esses seus propósitos, mas sim apresentar coisas novas, modernas. Mas o grande “espetáculo” da noite foi Menotti Del Picchia, após sua palestra sobre a arte estética é intensamente vaiado pela platéia. As vaias continuaram nas apresentações e a noite terminou num tumulto intenso.
            •Sexta-feira (17): Apesar de ter sido considerado um dos dias mais calmos, também há vaias, pois Villa-Lobos faz sua apresentação musical calçado num pé sapato e noutro chinelo! Mais tarde ele se justifica dizendo que havia certo desconforto naquele pé.



     Mesmo dentre vaias e confusões, a “Semana da Arte Moderna” significou muito para o Brasil, pois marcou o início de um novo período, um novo modo de “fazer arte”. Após essa semana, mudou-se muito o jeito de pensar, as mentes foram abertas para novas ideias e novos estilos. A liberdade de expressão mais tarde foi aceita, e podemos ver até nos dias de hoje obras modernistas que significaram e significam muito para a formação da cultura brasileira.


(Fonte da imagem: numberpi)




Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. caramba eu lembro de ter estudado isso =]
    gostei mto dessa parte na aula de português
    assim como gostei do post
    parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...