Mitologia Grega


Mitologia grega, zeus
(Fonte da imagem: luisdiferrart)



De: Gabriel Felipe - 14 anos

     Alguns mitos explicaram a natureza e os fenômenos pela imaginação humana há muitos anos atrás. Mesmo que não passam de histórias, os mitos fazem parte de nosso passado, principalmente na Grécia, onde havia um dos mais complexos. Ainda que o tempo passe, marcas ficam, e ainda podemos identificá-las.




     Histórias de deuses, heróis, monstros... Foram criadas a milhares de anos atrás com o intuito de explicar a natureza e os fenômenos que ocorrem no mundo. As mais completas histórias mitológicas se encontravam na Grécia antiga, onde todos acreditavam e veneravam os deuses. É bom lembrar que há diversas versões sobre os mitos sendo que nenhuma delas está errada.


O inicio do mundo... caos e seus descendentes

     Explicação dos gregos para o inicio do mundo e dos deuses:

     Antes do mundo, nada fazia sentido. Esse era o chamado período caótico, tempo de desordem no universo, do vazio. Caos foi o primeiro deus existente, ele era o responsável por tudo, e dele veio Gaia, a terra, algo sólido e estável no meio do vazio do Universo.
Explicação surgimento mundo segundo mitologia
(Fonte da imagem: jegeskave)
     Gaia, também conhecida como mãe-terra, trouxe ao mundo Urano (o céu) e Pontos (a água). Sendo o céu, Urano fica sobre Gaia impedindo qualquer espaço entre o céu e a terra, assim os dois se procriam dando origem aos Titãs, Cem – braços, gigantes e ciclopes. Porém eles não tinham para onde ir, sendo que o pai, Urano, não saia de cima da mãe o que os impossibilitava de sair do ventre. A mãe logo preparou uma foice e entregou ao Titã mais novo, Cronos, que por sua vez castrou o pai quando ele estava dormindo e jogou os pedaços ao mar que deu origem a Afrodite. Assim, Urano se ergueu dando espaço para que os Titãs saíssem de Gaia, e Cronos tomou o trono do pai, avisando-lhe que assim como aconteceu com ele, um dos filhos de Cronos tomaria seu poder. Tudo estava bem, porém Cronos não permitiu que os cem – braços, gigantes e ciclopes saíssem de Gaia, que se voltou contra o filho.
     Cronos se casou com Réia, sua irmã e teve vários filhos. Mas todas as vezes que nascia um novo filho, Cronos o comia com medo da profecia feita por seu pai se realizar e ele acabar sendo destronado. Vendo isso, Réia enganou Cronos quando teve o sexto filho, dando a ele uma pedra enrolada em um pedaço de pano. O garoto se chamava Zeus, e a mãe o levou a uma ilha onde foi criado por ninfas durante anos até crescer e poder vingar o que o pai havia feito com os irmãos. Quando teve idade suficiente, Zeus preparou uma bebida e deu ao pai, que vomitou todos os filhos que havia engolido: Héstia, Hera, Deméter, Poseidon e Hades. Logo começou uma guerra entre os Titãs e os filhos de Cronos, que durou cem anos. A guerra acaba com a vitória de Zeus e seus irmãos, pois, como agradecimento a liberdade, os ciclopes deram a Zeus o poder do raio, usando para destronar os Titãs. Zeus enviou os Titãs para o tártaro, e reservou um castigo especial ao Titã Atlas: carregar o céu.
O mundo ficou sob domínio dos deuses.


Alguns deuses 

     Na mitologia grega há milhares de deuses, e entre eles 12 são os chamados olimpianos (com exceção do deus dos mortos). Os deuses são imortais, e nenhum humano pode ver um deus na sua forma real, caso contrário acaba morrendo com brilho produzido por suas formas originais.

Zeus segurando raio
(Fonte da imagem: jokergameth)
     zeus: Filho de Cronos, Zeus é o senhor dos céus, dos raios e da justiça. Foi ele quem derrotou seu pai Cronos, e o grande monstro Tífon. Zeus se casou com sua irmã Hera e teve alguns filhos com ela (como Hefesto e Ares), porém isso não era o suficiente para impedi-lo de trair a esposa com mortais. Tem como símbolo o raio e a águia.



Poseidon deus da água
(Fonte da imagem: tatoodonkey)
     poseidon: Um dos três grandes, Poseidon é o senhor dos mares, dos terremotos, dos cavalos. Seu símbolo é o tridente. Vive no fundo do oceano e assim como os outros deuses, teve vários filhos com mortais. Muitas vezes os gregos rezavam para Poseidon antes de se aventurarem no mar com medo do deus.
     hades: O senhor dos mortos e do mundo inferior. Devido à falta de companhia raptou Perséfone, a filha de Deméter, para que tivesse um amor. Tem como símbolo o elmo da invisibilidade. Os gregos tinham o costume de por uma moeda no caixão dos mortos com o intuito de Caronte (ser mitológico que levava as almas para o mundo inferior) ceder o serviço, caso contrário as almas ficariam vagando sem rumo.
     hera: Esposa de Zeus e deusa do casamento e da família. Era leal a seu esposo, apesar de saber que Zeus a traía com mortais e tinha filhos com eles. Hera tinha muito ciúmes das mortais e odiava os filhos que Zeus tinha com elas, assim, muitas vezes tentou matar as amantes e seus filhos, como Dionísio e Heracles (Hércules). Símbolo: pavão, vaca etc.
     afrodite: A deusa do amor e da beleza. Nasceu dos pedaços de Urano que caiu ao mar. De má vontade se casou com Hefesto, porém trai o marido com Ares, o deus da guerra. Afrodite é a deusa mais bela de todas e sua principal rival é Hera. Tem como símbolo o espelho e a pomba.
(Fonte da imagem: medieval)
     hefesto: deus ferreiro e do fogo. É esposo de Afrodite e sabe dos seus casos com Ares, porém vive tentando pregar armadilhas e apresentar a vergonha deles para os outros deuses. Apesar de forte, Hefesto tem uma horrível aparência e por isso Hera o jogou do Olimpo quando ele era pequeno. Símbolo: martelo.
     ares: O deus da guerra. Filho de Zeus e amante de Afrodite. Possuí uma força enorme e os gregos oravam à Ares principalmente em tempos de Guerra, onde acreditavam que assim o deus o apoiaria. Os símbolos de Ares são as armas e o javali.
     atena: Sendo a deusa da sabedoria e da arte da guerra, Atena nasceu da cabeça de Zeus com armadura e tudo. Foi Atena que lançou a maldição em Medusa, devido ela desrespeitar seu templo ao fazer amor com Poseidon. Os seus símbolos são as corujas e as armas.
(Fonte da imagem: mitogrega)
     apolo: deus da música, poesia, sol, do arco e flecha, da beleza e medicina. Apolo é filho de Zeus com Leto e é o irmão gêmeo de Ártemis. Na Grécia ainda existe ruínas do oráculo de Delfos, que se centrava em um Templo dedicado á Apolo. O oráculo era usado por todos, faziam perguntas ao deus sobre o cotidiano e a vida. Tem como símbolos os cisnes, coroa de louro e entre outros.
     ártemis: Irmã gêmea de Apolo, Ártemis é a deusa da caça, dos partos e da lua. Hera estava com ciúmes de Leto (mãe de Apolo e Ártemis), e logo proibiu todos os lugares do mundo de recebê-la, com exceção de uma ilha, onde Leto pariu os filhos. Mal nascera e Ártemis ajuda a mãe no parto do irmão, tanto é que se tornou a deusa dos partos. Tem como símbolo o veado e o arco.
     hermes: Hermes é o deus mensageiro, dos ladrões e viajantes. Quando pequeno Hermes enganou seu irmão mais velho Apolo, roubando seu rebanho. Hermes havia pegado o rebanho e escondido, e para que Apolo não percebesse, calçou as sandálias ao contrário. Logo o deus do sol desconfiou do irmão, que apesar de tudo negava ter feito isso. Isso foi o suficiente para que Apolo percebesse o futuro do irmão: o deus dos ladrões. Símbolos de Hermes são: caduceu e sandálias aladas.
     dionísio: O deus do vinho e do teatro. Hera aconselhou á Semele (outra amante de Zeus) que pedisse para que Zeus mostrasse sua forma original de deus. Quando Zeus fez o pedido, ela morreu. Como estava grávida, Zeus retirou o filho ainda prematuro e colocou dentro de sua coxa, para que pudesse sobreviver. Esse era Dionísio, que por sua vez, viveu boa parte de sua vida escondido em florestas para que Hera não o encontrasse, e foi onde descobriu as vinhas e logo depois o vinho.
Deméter deusa agricultura
(Fonte da imagem: clavedelua)
     deméter: deusa da agricultura. Deméter é mãe de Perséfone, cuja garota havia sido raptada pelo deus dos mortos, Hades. A partir daí, a mãe ficou muito triste e parou de contribuir com suas forças divinas na agricultura, causando crises. Démeter pede a Zeus para falar com Hades e devolver a filha, porém Hades disse que, como Perséfone havia comido de um fruto no mundo inferior, não poderia voltar. Foi feito um acordo: na primavera a filha vivia com a mãe, e no resto do ano com Hades, assim explicando o porque na primavera tem tantas flores, sendo que Deméter fica feliz.

     Ainda há outros deuses não mencionados aqui, como por exemplo: Hipnos, Héstia, Éolo, Têmis, Eros, Hebe, Nêmesis, Phobos, Demos, Zéfiro, Quione, Jano, Boreas, Íris e etc.



Seres mitológicos

     Os mitos gregos são cheios de fantasias, mas o que poucos sabem é que essa fantasia, muitas vezes faz parte das lendas, filmes e desenhos atuais. Havia muitos monstros e seres mágicos na literatura grega, veja alguns abaixo:

pégaso cavalo alado
(Fonte da imagem: misteriosfantasticos)



     minotauro: Ser meio humano meio touro que guarda o labirinto de Dédalo.
     pégaso: Cavalo alado. Nasceu do sangue escorrido pela Medusa quando Perseu a decapita.
Górgonas medusa euríale esteno)
(Fonte da imagem: agendaesoterica)
  


   górgonas (Medusa, Euríale, Esteno): Eram belas mulheres até que Medusa desrespeita o templo da deusa Atena, sendo encoberta por suas irmãs. A deusa as castiga, as transformando em horrendos seres, com cobras venenosas no lugar do cabelo, além de dar a Medusa à maldição de que todos que a olhassem nos olhos se transformassem em estátua.
     hidra: Habitava a região de Lerna, possui corpo de dragão e sete cabeças (ou nove para alguns).
Sereia
(Fonte da imagem: franciscolibanio)
     sereias: Alguns mitos falam que as sereias eram metade aves metade humana, já outros dizem metade humana e metade peixe. Seus cantos diziam a verdade sobre a pessoa, e os conduziam abaixo d’água. Os que sobrevivessem se tornariam mais sábios.
     centauros: Sendo da cintura para cima um homem e da cintura para baixo um cavalo, o centauro é um ser muito hábil com flechas.
     quimera: Possui corpo de cabra, cabeça de leão e rabo de serpente.
     ciclope: São forjadores. Grandes e fortes, os ciclopes possuem um único olho.
     equidna: Também conhecida como a mãe de todos os monstros, ela é uma mulher da cintura para cima, pois o resto de seu corpo é de serpente.
     esfinge: Corpo de leão, asas de águia e cabeça de mulher. A esfinge é famosa por seu enigma: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?” A resposta é o homem (quando bebe engatinha, quando é adulto anda sobre duas pernas e quando está velho usa a bengala), porém ninguém acertava e acabava sendo morto pela esfinge.
Cérebro cão infernal de três cabeças
(Fonte da imagem: misteriosfantasticos)
     cérbero: Cão infernal de três cabeças que guarda o mundo inferior.
     harpia: Ser com cabeça de mulher e corpo de ave. Diziam ter um horrível cheiro.





Mitologia grega na atualidade

     Ainda que o tempo da Grécia antiga tenha passado, seus mitos deixaram rastros à qual é possível perceber até hoje. Não é por acaso que nos desenhos infantis, a coruja sempre é denominada de sabichona, inteligente ou professora, e sim pelo fato da coruja ser o símbolo de Atena, a Deusa da sabedoria. Também se percebe em que algumas palavras possuem relações claras com a mitologia, como cronômetro (de Cronos, o deus do tempo), ou hipnotizado (deus do sono, Hipnos), eólica (vem de Éolo o deus do vento), e muitas outras.
     Na Grécia ainda se encontra várias ruínas de antigos templos ou oráculos que os gregos utilizavam para orar ou até mesmo para saber o futuro.
Ruínas antigo templo
(Fonte da imagem: hyperscience)

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Isso aí!
    E tem gente que acha que aconteceu ainda.
    O povo esquece que antigamente as coisas eram contadas de forma filosófica.

    ...e obrigado pela dica lá no blog. Eu imaginava que estaria acontecendo aquilo. Mas não dava pra saber, pois meu monitor é wide. :)

    ResponderExcluir
  2. Um excelente artigo sem duvida alguma.
    A mitologia grega é uma das mais complexas de todas. E ela foi uma das mediadoras de bem e do mal durante muito tempo na idade média.
    Gosto muito da Mitologia Nórdica também, ela é um pouco mais sangrenta e obsessiva, mas enfim.
    Bom texto.

    ResponderExcluir
  3. Como você fez para puxar esse "sugira um artigo" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo,

      Utilizamos um site chamado User Voice, tem um tutorial para adicionar esse gadjet em um blog que gosto muito. Gerenciando Blog, é um blog só com dicas para blogs! rsrsrsrs http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/08/uservoice-ouca-as-sugestoes-de-seus.html está aí o link do artigo sobre o UserVoice ensinando tudo!

      Excluir
  4. Qual é a diferença entre a Mitologia Grega e a Mitologia Católica?

    Se muitos acreditam nessa mitologia grega o que dirá do catolicismo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...