A Santa Inquisição


matando pessoas na fogueira inquisição
(Fonte da imagem: N.S.deM.G.)
De: Letícia Xavier - 16 anos


     Durante a Idade Média a Igreja Católica tinha um grande poder, ao sentir-se ameaçada lançou mão de várias táticas para não perder o controle sobre seus fiéis, a principal delas foi a Santa Inquisição.





     A Inquisição ou Santa Inquisição foi um tribunal religioso. Em 1231, o papa Gregório IX criou o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. As pessoas eram submetidas a um intenso e cruel interrogatório, o tribunal era responsável por julgar as heresias (crimes contra a fé crista) e punir seus praticantes.
     Durante 700 anos, espalhou o terror pelo mundo torturando e matando judeus, muçulmanos, bruxas, homossexuais ou qualquer pessoa que era contra os dogmas pregados pela Igreja Católica. 

     A inquisição era tão intensa  que até os nobres e soberanos da época a temiam. O método de perseguição era simples, os inquisidores visitavam os povoados e convocavam a população a ir a Igreja Principal. Cada pessoa tinha que confessar seus erros, dos amigos, parentes etc.
     Mesmo se houvesse somente suspeita de alguns hereges (praticantes de heresia), os suspeitos eram condenados, com confisco de bens, prisão ou até mesmo à morte.
     A fogueira era muito usada na sentença de morte, ela trazia a "purificação" daquele lugar, pois conforme os gritos da pessoa que estava sendo queimada, eles acreditavam que era um sinal de recomeço e que o "mal" estava saindo daquele lugar.




     Alguns métodos de tortura:

 Tortura da Água

Método de tortura por água inquisição
(Fonte da imagem: impactonahistoria)



Tortura da Roda

Método de tortura pela roda inquisição
(Fonte da imagem: impactonahistoria)




Tortura da Extensão

Método de tortura de extensão do corpor
(Fonte da imagem: impactonahistoria)
   

Nenhum comentário:

Comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...