De: Bárbara Benati - 14 anos
(Fonte das imagens: dicasdeciencia e cientic) |
Dentre as células, há dois grupos distintos: células procariontes e células eucariontes. As células procariontes, são as que não possuem núcleo organizado, ou seja, o DNA fica solto no citoplasma. Já as células eucariontes são mais complexas, possuem um núcleo organizado e também diversas organelas. As células eucariontes se dividem em outros dois grupos: células animais e células vegetais.
Célula Animal
:
Principais Organelas:
1- Ribossomos
(Fonte da imagem: mundovestibular) |
3- Retículo Endoplasmático Liso (REL)
4- Complexo de Golgi
5- Centríolos
6- Lisossomos
7- Mitocôndrias
8- Nucléolo
9- Núcleo
10- Peroxissomos
1- Ribossomos
É constituído por RNA e proteínas, e é responsável pela síntese das proteínas. As poteínas são importantes para as células, desde a respiração até a própria estrutura da célula. O ribossomo é uma organela que está presente em todos os grupos celulares, tanto eucariontes (vegetal e animal) quanto procariontes.
(Fonte da imagem: icb) |
2- Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)
Possui milhares de ribossomos fixados, e tem como função o transporte de proteínas. Formado por membranas que estendem-se pela célula. Está presente apenas nas células eucarióticas.
3- Retículo Endoplasmático Liso (REL)
Este retículo não tem ribossomos, e tem como função principal quebrar substâncias a fim de desintoxicar a célula, age semelhante ao álcool. Em células musculares, ele é responsável pelo armazenamento de ATP, energia responsável pelo movimento. Assim como o RER, está presente apenas nas células eucariontes.
Sua função principal é armazenar e secretar substâncias. É formado por membranas achatadas. Transporta proteínas pelo citosol para que sejam utilizadas em outras áreas da célula. Muitas substâncias que passam pelo complexo de golgi serão "expulsas" da célula.
5- Centríolos
(Fonte da imagem: colegioweb) |
Os centríolos são responsáveis por organizar a estrutura celular durante sua divisão. Não há centríolos em células vegetais, porém eles estão presentes na maioria das células animais.
6- Lisossomo
É responsável pela digestão intracelular. Apresenta enzimas digestivas que quebram os nutrientes necessários para a célula. A imagem a seguir mostra o como é feita essa digestão.
(Fonte da imagem: sobiologia) |
7- Mitocôndria
(Fonte da imagem: infoescola) |
8- Nucléolo
Uma organela presente em todas as células eucariontes, é constituído, basicamente, por RNA e proteínas. Localiza-se dentro do núcleo e é o principal responsável na produção de ribossomos.
9- Núcleo
O núcleo é a parte principal da célula, nele estão contidos a carioteca, o nucleoplasma, a cromatina (cromossomos) e o nucléolo. Como o DNA se encontra no núcleo, ele torna-se o "cérebro" da célula, pois é a sequência de informações contidas na dupla hélice que irá ordenar a cada organela sua função.
(Fonte da imagem: ebah) |
10- Perixossomos
São bolsas semelhantes aos lisossomos que contém enzimas digestivas. Ajudam na desintoxicação da célula, na qual eles absorvem substâncias prejudiciais modificando-as para que não causem danos à célula.
(Fonte da imagem: biorganela) |
Célula Vegetal
(Fonte da imagem: biogilmendes) |
*Principais Organelas:
1- Cloroplastos
2- Parede Celular
3- Plasmodesmos
4- Vacúolos
* Todas as organelas presentes na célula animal (com exceção dos centríolos), também se encontram na vegetal, as outras quatro acima são exclusivas da célula vegetal.
1- Cloroplastos
São responsáveis por fazer a fotossíntese, processo no qual a planta utiliza o gás carbônico (CO2), a água e a luz para liberar oxigênio e produzir glicose (C6H12O6), que lhe servirá como alimento.
(Fonte da imagem: sobiologia) |
2- Parede Celular
A parede celular é a limitação morfológica da célula vegetal e também de algumas bactérias, fungos e protozoários. É uma barreira física que dá a rigidez necessária à célula.
3- Plasmodesmos
São estruturas de ligação entre uma célula e outra, o que possibilita a troca de substâncias entre as células do organismo vegetal.
4- Vacúolos
Os vacúolos são organelas produzidas pelo complexo de golgi ou pelo retículo endoplasmático. São classificados de três maneiras diferentes: vacúolos contráteis, vacúolos de suco celular e vacúolos digestivos. Os vacúolos contráteis são responsáveis pelo equilíbrio osmótico pois controlam o excesso de água nas células. Os vacúolos de suco celular são responsáveis pelo armazenamento de proteínas, carboidratos, antocianinas e toxinas. Por fim, os vacúolos digestivos, como o próprio nome já diz, atuam na digestão de células fagocitárias.
(Fonte da imagem: biologototal) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário